Graduação

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

Nome da disciplina

  • ODT 7015 – Gestão e Marketing aplicado à odontologia.

Departamento 

  • ODT – Odontologia.

Carga horária:

  • 36h/aula. 02 horas semanais.

Pré-requisitos:

  • ODT 7017 Bioética.

OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA

  • Proporcionar ao aluno os conhecimentos básicos sobre administração, em especial sobre marketing aplicado à odontologia, pelo qual se busca planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos de um empreendimento necessários para a realização de suas metas, compreendendo um conjunto de análises, decisões, comunicação, liderança, motivação, avaliação, controle, modelo de negócios entre outras atividades de gestão em odontologia.

EMENTA

  • Legislação.  Finanças do consultório Odontológico.  Recursos Humanos. Marketing na Odontologia.

ELEMENTOS INTEGRADOS DO PLANO

  • Unidade I – Legislação
  • Unidade II – Finanças do consultório Odontológico
  • Unidade III – Recursos Humanos
  • Unidade IV – Marketing na Odontologia.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA DA DISCIPLINA

  1. DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa: uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. Rio de Janeiro (RJ): Sextante, 2008. 299p ISBN 9788575423387. Número de Chamada: 658.012.4 D659s.
  2. GIL, Antônio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo (SP): Atlas, 2001 307p. ISBN 8522429529 (broch.). Número de Chamada: 658.31 G463g.
  3. JACOBSEN, Alessandra de Linhares; CRUZ JÚNIOR, João Benjamim da; MORETTO NETO, Luís. Administração: (introdução e teorias). Florianópolis, SC: SEAD/UFSC, 2006. 216p. Número de Chamada: 65 J17a.
  4. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, c2006 750 p.: ISBN 9788576050018. Número de Chamada: 658.8 K87a 12. Ed.
  5. OLIVEIRA FILHO, João Bento de. Empreendedorismo: [módulo 9]. Florianópolis: UFSC, Dep. de Ciências da Administração, Número de Chamada: 65.012.4 O48e.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR DA DISCIPLINA

  1. BLOG DA SBCOACHING. Pitch: o que é, principais tipos e como elaborar o seu. [S.l.], 29 de dezembro de 2018. Disponível em: < https://www.sbcoaching.com.br/blog/pitch/ > Acesso em: 05 jun 2020.
  2. GABRIEL, L. Plano de Marketing: o guia completo para criar o seu. Blog da Rock Content. [S.l.], 11 de outubro de 2019. Disponível em>. https://rockcontent.com/blog/como-fazerum-bom-plano-demarketing/#:~:text=Um%20plano%20de%20Marketing%20%C3%A9,as%20a%C3%A7%C3%B 5es%20estrat%C3%A9gicas%20do%20neg%C3%B3cio. > Acesso em: 02 jun 2020.
  3. GENGHINI, L. A. et al. Planejamento e plano de marketing de organizações do terceiro setor. In Congrès TRANSFORMARE, 2012, Paris. GOMES, I. M. et al. Como elaborar um plano de marketing. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2013.
  4. LEMOS, R. F. Oficina de plano de marketing: guia do educador / Ricardo Felipe Lemos — Brasília: SEBRAE, 2011.
  5. LIMA, G. B.; CARVALHO, D. T. Plano estratégico de marketing: proposta de uma análise teórica. REMark, São Paulo, v. 10, n. 2, p 163-187, mai./ago. 2011.
  6. MINANEO, R. Marketing para serviços de saúde: um guia indispensável para gestores da área médica. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.
  7. POLIZEI, E. Plano de marketing. São Paulo: CENGAGE Learning, 2010. SEITZ, H. M. O planejamento estratégico de marketing e o plano de negócios. eGesta, Santos, v. 1, n. 3, p.91-126 out/dez, 2005
  8. SEITZ, H. M. O planejamento estratégico de marketing e o plano de negócios. eGesta, Santos, v. 1, n. 3, p.91-126 out/dez, 2005.
What do you want to do ?

New mail

What do you want to do ?

New mail

What do you want to do ?

New mail

What do you want to do ?

New mail

What do you want to do ?

New mail