DADOS EM JOGO NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA – BLOG Volume 1 – Número 1

02/03/2021 16:15

DADOS EM JOGO NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA – BLOG

PROJETO  DE EXTENSÃO

O DataLab – Laboratório de Desenvolvimento e de Pesquisa em Gestão de Dados tem por propósito realizar pesquisas aplicadas técnico-científicas e de inovações visando melhorar a eficácia, a eficiência e a efetividade de organizações governamentais, educacionais, empresariais e de redes sociais por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação no âmbito da gestão de dados e de dados pessoais (personal datas). Assim, nesse contexto de pesquisa, desenvolvimento e inovação, no âmbito da gestão dos dados e, em especial, a gestão de dados pessoais, o DataLab percebeu a necessidade de estabelecer um canal de comunicação on-line com os diversos segmentos da sociedade, que permitisse a divulgação de artigos, postagens ou publicações de temas referentes ao seu objeto de estudo, principalmente nesse momento de distanciamento físico decorrente da COVID 19.

Dessa maneira, objetivo geral dessa ação de extensão é publicar conteúdos referentes a administração universitária com foco na gestão de dados e de dados pessoais (personal datas) na internet por intermédio de um blog, bem como seus objetivos específicos são: promover a criação e o desenvolvimento de conteúdos referentes a este tema específico ou outros assuntos correlatos; estabelecer um canal de comunicação científica com as diversas organizações governamentais, educacionais, empresariais e de redes sociais científica e divulgar o DataLab para as diversas comunidades no âmbito local, regional, nacional e internacional.

Espera-se com essa atividade a ampliação da interconectividade do DataLab com os mais diversos setores governamentais, educacionais, empresariais e de redes sociais científica, o aumento da produção técnica e científica do DataLab e do PPGAU, a disseminação da cultura referente a administração universitária e a gestão de dados e de dados pessoais e, finalmente e da mesma forma, a divulgação de conteúdos técnico, científico, filosófico e cultural referentes a gestão de dados e de dados pessoais.

Objetivo Geral

Publicar conteúdos referentes a gestão de dados e de dados pessoais (personal datas) relevantes para a gestão universitária, na internet, por intermédio de um blog.

Objetivos Específicos

I. Promover a criação e o desenvolvimento de conteúdos referentes a este tema específico ou outros assuntos correlatos.

II. Estabelecer um canal de comunicação técnica, científica e cultural com as diversas organizações governamentais, educacionais, empresariais e de redes sociais científica, principalmente com aquela relacionadas com a gestão universitária.

III. Divulgar o DataLab e o PPGAU para as diversas comunidades no âmbito local, regional, nacional e internacional.

Resultados Esperados

I. Ampliação da interconectividade do DataLab e do PPGAU com os mais diversos setores governamentais, educacionais, empresariais e de redes sociais científica.

II. Aumento da produção técnica e científica do DataLab e do PPGAU.

III. Disseminação da cultura referente a gestão de dados e de dados pessoais.

IV. Divulgação de conteúdos técnico, científico, filosófico e cultural referentes a gestão de dados e de dados pessoais em Instituições de Ensino Superior.

Por:

Cláudio José Amante, CD.

• Doutor em Engenharia de Produção/UFSC.
  • Professor Titular do Departamento de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da UFSC.
  • Pesquisador do Laboratório de Desenvolvimento e de Pesquisa em Gestão de Dados (DataLab/UFSC).
  • Coordenador do Projeto.

Em: 26/02/2021